História de São Jerônimo
São Jerônimo é originário de Triunfo, que, por sua vez, separou-se de Viamão em 9 de janeiro de 1747, com nome de Freguesia do Senhor Bom Jesus de Triunfo.
No dia 24 de novembro de 1847, pela lei nº 90, foi criada a Capela Curada de São Jerônimo. São Jerônimo é elevado à categoria de Freguesia no dia 22 de novembro de 1851 pela lei nº 221.
Na data de 03 de dezembro de 1860, São Jerônimo é elevado à categoria de Vila pela lei nº 476.
A eleição do 1º Conselho Municipal aconteceu no dia 7 de setembro de 1861, elegendo os seguintes Vereadores: Antônio José Pereira Santarém, Manoel dos Santos Cardoso de Menezes, Francisco Almeida Prates, Joaquim Alves Xavier, Antônio Barbosa da Silva, Esperidião Saraiva da Fonseca, José Francisco da Cunha, José Francisco de Carvalho, José Luiz da Silva, João Carlos More e Inocêncio Antônio Barbosa Leal no total de 11 membros.
A data de aniversário de São Jerônimo é 30 de setembro, pois foi neste dia , em 1861, que foi instalado oficialmente o novo município. No dia 20 agosto de 1892 assume o primeiro Intendente Municipal, Sr. Antônio Cândido Coutinho.
Em outras épocas, esse município denominava-se "Passo das Tropas". Atualmente liga-se ao fato de ter sido encontrada a Imagem de São Jerônimo numa embarcação ancorada na praia da povoação.
As atividades pecuária e mineradora foram o berço da riqueza de São Jerônimo. Às margens do Rio Jacuí surgiram as Charqueadas, que processavam a carne dos gados abatidos nos campos do município. Aliada a prosperidade das estâncias, a exploração das jazidas de carvão mineral contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
São Jerônimo tambem já foi palco do maior Carnaval do estado do Rio Grande do Sul. Desde 1927 até meados dos anos 80. As duas entidades carnavalescas mais antigas da cidade e que rivalizaram por décadas, são a Sociedade Carnavalesca Não Sae, fundada em 1927 e que defende as cores Vermelho e Branco e a Sociedade Carnavalesca Batutas, fundada em 1928 e que defende as cores Azul e Branco.
Outras entidades surgiram no fim da época de ouro da festa de momo na cidade, tais como: Sucatão, Imperatriz e Praiana.
Outro evento que se destaca no município até os dias de hoje é a Gincana Cultural de São Jerônimo, que acontece no mês de Setembro e movimenta toda a cidade. Considerada por muitos a maior Gincana Cultural do estado do RS, iniciou em 1983 e conta, atualmente com a participação de quatro equipes: Equi Medonhos, Equipe Águia de Fogo, Equi Poupança e Equipe Força Shalom-Kamikaze (Força SK).
Estas equipes todas são filiadas à Liga Independente das Equipes da Gincana Cultural de São Jerônimo, que é responsável pelo evento. Dentro da gincana, ocorre o Show das Equipes, que é um evento em que cada equipe apresenta um show que mistura dança e teatro, com riquíssimas produções de cenários, figurinos, maquiagens, efeitos de luz e efeitos especiais. Fora isso, a Gincana conta com mais de 100 tarefas e uma disputa acirrada pelo título.
Equipe Águia de Fogo - 19 títulos da Gincana e 16 do Show
Equi Medonhos - 7 títulos da Gincana e 2 do Show
Equi Poupança - 4 títulos da Gincana e 7 do Show
Equipe Força SK - 3 titulo da Gincana e 2 do Show