Comissão realiza primeira reunião com foco na inclusão de pessoas com deficiência e altas habilidades.

por sjr publicado 21/05/2025 13h45, última modificação 21/05/2025 13h44

A Comissão de Assuntos Relevantes em Defesa das Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades realizou, nesta segunda-feira, dia 19 de maio, sua primeira reunião oficial.
Evento marca o início de uma nova etapa no debate sobre inclusão e acessibilidade no município de São Jerônimo

O encontro contou com a presença de representantes da Comissão, formada pelos Vereadores Evandro de Oliveira (presidente), Professora Leni (secretária), Paulo Sergio (relator) e demais membros da comissão, Vereadores Ratinho da Iluminação e Julio Cesar, na ocasião representado por seu Assessor Rafael Boemia, Sra. Kenia Becker Guimarães (secretária de Saúde) e as representantes da APAE de São Jerônimo Sra. Maria Helena Silveira Soares (presidente) e Sra. Tailaine Escouto (assistente social).
A comissão foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à garantia de direitos, à acessibilidade e ao reconhecimento de talentos de pessoas com deficiência e indivíduos com altas habilidades.

Durante a reunião, os membros discutiram as principais demandas e desafios enfrentados por essas populações, como o acesso a serviços especializados, a inclusão escolar efetiva, a capacitação de profissionais e a conscientização da sociedade.

“A comissão nasce do compromisso com a equidade. Precisamos romper barreiras, sejam físicas ou atitudinais, e valorizar todas as formas de potencial humano”, essa foi um ponto de destaque na reunião, frisando a importância da escuta ativa da comunidade.

Entre as propostas debatidas estão à criação de um Centro Municipal Multiespecialidades para tratar de pessoas com deficiência e com altas habilidades, além de outros programas específicos de apoio, incluindo as famílias.

Com a instalação desta comissão, o município de São Jerônimo dá um passo importante na construção de uma sociedade mais justa, acessível e preparada para acolher a diversidade.